Taxa de contraste em projetores?

Taxa de contraste em projetores?

A taxa de contraste é a diferença entre os tons claros e escuros em imagem. Se você considerar o branco mais brilhante e o preto mais escuro da imagem e comparar o brilho, será dado o contraste da projeção. Por exemplo, um contraste de projeção de 10.000:1 significa que o branco mais brilhante é 10.000 vezes mais brilhante do que o preto mais escuro.
Portanto, uma projeção de alta taxa de contraste significa que a imagem projetada terá nitidez de cores.

O contraste é particularmente importante para home theater, onde a luz ambiente poderá dificultar a visualização do conteúdo cinematográfico, se não houver diferença significativa entre branco e preto.

  • Essa característica incide sobre três elementos que estão diretamente ligados a qualidade da imagem:

  • Saturação de cores;
  • Sombra (detalhes);
  • Definição (profundidade).

A taxa de contraste é identificada por dois números separados por dois pontos. O primeiro indica a quantidade de tons em relação ao segundo. Por exemplo, um projetor com contraste de 5.000:1, tem 5.000 tons entre o preto e o branco puro.

 

Quais são as taxas de contraste mínimas recomendadas?

Taxas de pelo menos 500;1, são recomendadas, mas algumas pessoas afirmam que o ideal é investir em equipamentos a partir de 2.000:1. Projetores com taxa de contraste acima de 2.000:1 possuem nitidez ainda maior e claro, preços mais caros.

Qual importância da Taxa de Contraste?

A taxa de contraste é um item importante e que deve ser considerado, uma vez que ele está diretamente relacionado à nitidez da imagem e as cores na imagem projetada.

Quanto maior for essa proporção, maior será a diferença dos tons da imagem projetada. Também não podemos desconsiderar itens como a resolução do aparelho.

Os projetores de LED/LAZER costumam apresentar taxas de contraste maiores devido sua tecnologia inovadora para projeção de imagem. Um das marcas líderes nesse mercado é a Casio. Porém, os mais vendidos no Brasil continuam sendo os projetores da marca Epson.

Nos projetores que utilizam sistema laser de projeção, é bem fácil de se encontrar taxas de contraste de 1.000.000:1 ou mais.

Já nos equipamentos com sistema de lâmpadas convencionais as taxa de contraste dificilmente chegam a 1.000.000:1. Normalmente vão de 2.000:1 a 100.000:1 com alguns para Home Theather chegando a 600.000:1 para melhor definição com um custo bem mais alto.

Então, antes de comprar o seu projetor para seu Home Theater, lembre-se de verificar sempre a taxa de contraste.

Aproveite e confira os nossos preços de Projetores e veja os modelos disponíveis.

Deixe uma resposta